Tenho presenciado falhas de rede, de áudio e de vídeo durante as aulas. O que devo fazer?

Tenho presenciado falhas de rede, de áudio e de vídeo durante as aulas. O que devo fazer?

Ainda que o usuário tenha uma boa conexão de internet, o uso concomitante de vários recursos digitais pode impactar a performance do computador. O uso simultâneo de compartilhamento de tela, de chamada de áudio e vídeo e do navegador, mesmo com uma boa conexão de internet, faz com que o consumo de memória seja alto, “travando” o computador.

Confira alguns tópicos e dicas sobre o assunto:

Se os problemas forem frequentes, sugerimos que o usuário feche seu vídeo quando for apresentar. Em casos extremos, o professor pode fechar o vídeo dos alunos para minimizar o processamento e a intensidade da troca de dados.

  • Confirme se o microfone e o alto-falante estão desativados. Quando as barras de áudio   ao lado da imagem do perfil de alguém não se movem, é porque o Google Meet não está recebendo áudio desse usuário. Nesse caso, aparece o ícone de som desativado  ao lado da imagem do perfil.
  • Verifique se o microfone e o alto-falante estão desativados no dispositivo de um usuário, como nas configurações do sistema ou no botão "Desativar som".
  • Veja se o microfone e o alto-falante corretos estão selecionados nas configurações. Se um headset sem fio estiver selecionado como periférico mas não for usado durante a chamada, pode parecer que o áudio não está funcionando.
  • Verifique se o volume do alto-falante está ativado. Você ouve algum som quando o ícone “Mais”  ao lado da imagem do participante está se movendo?
  • Verifique se há problemas na rede.

Se a videochamada ficar sem som por muito tempo, o problema pode ser a instabilidade da rede. Restrinja o problema, por exemplo, a um local ou a um segmento da rede. Depois, verifique estas possibilidades:

  • Se você estiver usando um headset bluetooth, carregue-o antes de iniciar uma chamada.
  • Se o problema desaparecer quando os participantes desativarem o próprio som, é provável que haja um problema com os periféricos de áudio. Consulte aqui informações sobre os periféricos de computadores e dispositivos móveis dos usuários.
  • Verifique a performance de sua conexão de internet neste link.

A qualidade do vídeo pode ser baixa por conta de problemas de rede ou de iluminação da sala. Para identificar o problema com mais precisão, siga estes passos:

  • Verifique se tanto a pessoa enviando a imagem quanto a pessoa recebendo têm um dispositivo de capacidade suficiente. Faça uma reunião de teste em um ambiente controlado para verificar se a câmera está funcionando corretamente com outros usuários.
  • Identifique se o problema é com quem envia ou recebe a imagem. Por exemplo, se todos os espectadores estão recebendo uma imagem ruim do mesmo participante, é provável que o problema esteja relacionado à pessoa que envia a imagem. Faça uma reunião de teste em um ambiente controlado para verificar se a câmera está funcionando corretamente com outros usuários.
  • Ao perceber oscilação de performance, se for muito frequente, feche seu vídeo quando for compartilhar a tela. Em casos extremos, peça aos alunos para fecharem o vídeo para minimizar o processamento e a intensidade de troca de dados.



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